Nanquim Total - Pespectivas


Dizem os professores de desenho que há três características ou habilidades fundamentais a dominar, para o desenho:
perspectiva-geometricaOs espaços negativos e positivos, o desenho dos contornos e a perspectiva.
A perspectiva é um elemento fundamental para dar profundidade e realismo aos desenhos. Sem este elemento qualquer coisa que se desenhe carecerá de veracidade….
No entanto vale a pena ressaltar que há quem não utilize a perspective com propositada intenção.
Em várias técnicas de desenho e pintura, e em certos movimentos e estilos artísticos, como por exemplo nas pinturas “cubistas” ou “Naif” as quais baseiam a sua existência na não semelhança com a realidade, a recreação de um perspectiva apurada, não faz sentido. Muito pelo contrario, quanto menos utilizada, mais interessante a obra. Mas isto é tema para outro artigo.

De uma forma resumida, podemos considerar o seguinte:

-Quanto mais longe um objecto esta do observador, mais pequeno parecerá ou deverá ser representado.
-De uma forma geral, podemos dizer que um objecto diminui o seu tamanho á metade quando a distancia até ele aumenta ao dobro.
E baseados nestas afirmações, é que o nosso cérebro todos os dias faz calculos para nos movimentarmos no mundo que nos rodeia, calculando distâncias em função do tamanho dos objectos que observamos.
As regras da perspective foram inventadas ou descobertas na época do Renascimento Italiano.
Anteriores a esta época, muitas obras de arte conseguiam o efeito de profundidade quase por intuição e muitas delas nem sequer exploravam ou davam importância a esta característica.
Existem em arte Três tipos de perspectiva.
Perspectiva Geométrica, Perspectiva linear, e perspectiva aérea.
O desenho em perspectiva geométrica é útil para desenhos arquitectónicos  e mecânicos, ou seja para trabalhos de características puramente técnicos.  Esta abordagem proporciona aos desenhos características ou aspectos mais rígidos e mecânicos.
Se se restringir estritamente pelas regras de perspectiva geométrica, você acabará com um fabuloso e impressionante desenho mecânico …mas sem sabor artístico.
Como artista, eu recomendo jogar com as menos exactas e mas mais flexíveis perspectivas linear e perspectiva aérea.
A perspective aérea é mais aplicada nas paisagens e envolve a utilização de mudanças de tonalidades e variações na escala de valores para criar o efeito de profundidades e distancias.
O fume no ambiente o vapor de agua na atmosfera, faz com que a nossa percepção das cores e da nitidez das mesmas, variem com a distancia.
A exploração deste efeito nas pinturas, pode produzir resultados de inigualável atmosfera e verdadeiras obras de arte.
A perspectiva linear é mais aplicada as estruturas e edificações…



Criar profundidade. Perspectiva com ponto de fuga.


Na perspectiva linear podemos falar de vários tipos de perspectiva: com um pondo de fuga, dois pontos de fuga e três pontos de fuga.
Para perceber o significado e conceitos referentes a este tema, e para compreender como se trabalha com a perspectiva com um ponto de fuga, recomendo que leia o seguinte artigo:
Perspectiva com um ponto de fuga

Este tipo de perspective podemos observa-lo a diário na nossa vida. .

Uma vista interior do nosso quarto, uma rua, a linha do comboio, todos são exemplos da existência da chamada perspectiva com um ponto de fuga.
Na imagem que se mostra a seguir e que representa um desenho da Igreja do Espiritu Santo do artista italiano do renascimento, “Brunelleschi”, podemos evidenciar este conceito da perspectiva com um ponto de fuga.
profundidade

Neste desenho é claramente evidente a perspectiva, ou seja a profundidade do espaço, assim como um único ponto de fuga .
No desenho da direita podemos observar como, todas as linhas horizontais do interior da igreja convergem a um único ponto no fundo do corredor.
Todos os elementos verticais, mesmo sendo de igual altura e tamanho, diminuem (visualmente) de tamanho a medida que se afastam do plano principal (de nos).
Vejamos agora outro exemplo.
Uma obra de arte de Raphael: Escola de Atenas.
Veja esta pintura e analize-a. Imprima a foto e trabalhe sobre ela. Tente reconhecer e localizar o ponto de fuga…é um bom exercício que recomendo começar a praticar!
rafael-escola-de-atenas


Perspectiva simples ou com um ponto de fuga


Noções básicas de uma técnica de desenho que permite representar em duas dimensões os objectos tridimensionais.
A perspectiva é um sistema matemático que permite criar a ilusão de espaço e distancia numa superfície plana. Neste pequeno gráfico podemos ver o funcionamento de uma projecção que resulta numa perspectiva e onde se mostram os elementos que a definem
perspectiva-projecao

perspectiva1
Numa perspective simples ou de um ponto de fuga, todas as linhas de um objecto ou desenho apontam a um ponto colocado na linha do horizonte. Neste caso o observador esta situado por cima da linha do horizonte.
Na Figura 2, a linha do horizonte esta a altura do olho do observador.
Na Figura 3, o observador esta situado abaixo da linha do horizonte.
Quando alteramos a altura da linha do horizonte, o ponto de observação e o ângulo de observação, obtemos efeitos interessantes nos desenhos.
perspectiva2perspectiva3

Se nunca tinha reparado, a perspectiva simples como explicamos neste artigo, esta a nossa frente quase em todo momento. Um exemplo disso é a fotografia que se mostra a seguir. Uma estrada onde se reflecte claramente a perspectiva com um ponto de fuga.
Observe a sua volta e tente encontrar mais exemplos como este.!
foto-um-ponto-de-fuga


Como aplicar a perspectiva aérea ou atmosférica


Em arte, principalmente na pintura, a perspectiva atmosférica, refere-se á técnica, mediante a qual é possível criar ilusão de distância e profundidade entre os objectos aplicando certas técnicas que implicam a utilização da cor, do valor e da nitidez dos objectos representados.
Perspectiva aérea ou atmosférica, é um termo aplicado as artes plásticas. O nome não deverá ser confundido com o conceito de perspective aérea ou com três pontos de fuga, aplicado no desenho técnico ou na arquitectura.
Este conceito expressa que, a medida que a distancia entre o observador e o objecto aumenta, o contraste entre os objectos e o plano de fundo decresce assim como os detalhes e pormenores dos mesmos.
O descobrimento desta técnica foi do arquitecto e engenheiro do renascimento italiano Filippo Brunelleschi, embora seja erroneamente atribuído o descobrimento da mesma a Leonardo DaVinci pelo facto de ter ele utilizado intensamente esta técnica nas suas pinturas e por ter investigado e escrito muito ao respeito. Em alguns dos seus manuscritos descreveu a técnica à qual chamava perspectiva aérea, da seguinte maneira: “…as cores se tornam mais claras em proporção a distância da pessoa que esta a olhar para elas. Por tanto se estivermos a 5 vezes a distância do objecto, aclaramos a cor 5 vezes.

Em relação á cor:
  • A temperatura da cor é utilizada pare criar o efeito de profundidade, utilizando cores mais frias nos objectos mais distantes e cores mais quentes nos objectos mais próximos.
  • Por exemplo, quanto mais longe os elementos de uma paisagem, mais frias são as cores a utilizar. Para representar os objectos ou elementos nos planos mais próximos deveram ser utilizadas cores levemente mais quentes.
  • Com a distância, as cores são representadas menos saturadas e com tendência a igualar a cor de fundo. No caso das paisagens, esta cor é geralmente azul, mas poderá variar de acordo com a paisagem a representar.
Em relação ao valor tonal e nitidez:
  • O valor tonal ou escala de valores, luzes e sombras, também são utilizados para representar distância nos desenhos e pinturas assim como a nitidez nos pormenores e detalhes.
  • Os objectos a distancia tendem a ser mais claros e menos definidos enquanto que os objectos em primeiro plano são mais escuros e bem definidos.

Exemplos:

Analisemos duas imagens para estudar este conceito da perspectiva atmosférica.
O primeiro exemplo representa uma fotografia de uma paisagem marina.
E fácil apreciar como as montanhas mais distantes estão representadas mais claras, menos nítidas e com tons mais semelhantes á cor de fundo, ou seja o azul que é uma cor fria.
A montanha mais próxima do observador, aparece mais nítida, notam-se os pormenores das rochas e o tom verde (cor quente) da vegetação.
perspectiva-aerea
No segundo caso, uma pintura de Claude Monet, chamada “Meadow with Poplars”.
Podemos confirmar que as cores no fundo tendem ao azul, ou seja a cor do céu, cor fria, e ao mesmo tempo são menos definidas e nítidas que as árvores em primeiro plano as quais alem de terem maior definição, estão pintaras com vários tons de verde, que é uma cor quente. Para confirmar a utilização desta técnica, podemos ver que no plano mais próximo ao observador, existem flores são vermelhas, no entanto a medida que aumenta a distancia, as flores se tornam cor de rosa com tendência ao violeta ( vermelho mais frio), perdendo ao mesmo tempo nitidez.
perspectiva-atmosferica


Ler mais: http://www.amopintar.com


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